Projeto Transpor

TRANSPOR, v.t.d

Ir além; seguir mais adiante; ultrapassar; transpor a montanha; transpor dificuldades.

Fundado no dia 20 de julho de 2020, o Projeto Transpor surgiu da junção de uma competência técnica com um propósito de vida. Diante da desigualdade, exclusão, marginalização e preconceito contra pessoas transvestigêneres, ficar parades diante de tal realidade seria ir de desencontro com o que lutamos. Surgimos sonhando em não sermos mais necessáries mas, enquanto ainda somos, oferecemos uma consultoria profissional gratuita e totalmente exclusiva para ês profissionais trans, travestis, intersexo e não-bináries. Dentro desta consultoria nós damos orientações para a construção de um currículo assertivo e atrativo, criamos e orientamos sobre a utilização de um perfil no Linkedin, uma das principais formas de entrada no mercado de trabalho, além de realizarmos simulações de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo com a resolução de cases, que são muito comuns em processos seletivos de estágio para trainee, e também uma consultoria de carreira.

Pessoa vestindo a bandeira trans como uma capa.
  • Missão:

    viabilizar o acesso às oportunidades profissionais do público transgênero em todo o território nacional, incentivando a diversidade ampla no mercado de trabalho.

  • Visão:

    ser uma ponte entre as empresas e pessoas trans com o objetivo de transpor estruturas limitantes.

  • Valores:

    respeito, diversidade, empatia, equidade social, acolhimento, aprendizado, lugar de fala, tratamento e olhar humanizado.

Pilares de Atuação

Currículo

Orientação e construção de currículo

Orientamos ê profissional a construir um currículo de forma atrativa e assertiva, fazendo com que a atenção dês recrutadores seja chamada. Estruturamos de uma maneira em que as informações de maior relevância e importância sejam evidenciadas e, também, damos destaque às "soft skills", que são as características comportamentais dê profissional.

LinkedIn

Orientação para uso de LinkedIn

O Linkedin é hoje uma das maiores portas de entrada para o mercado de trabalho - senão a maior. Neste pilar nós damos todas as orientações necessárias para a criação de um perfil na rede e, também, auxiliamos na forma de comportar e portar dentro da rede. Dessa forma, o perfil dê profissional será bem rankeado de acordo com os algoritmos da rede e, agradando aos “robozinhos” do Linkedin, também irá se destacar e chamar a atenção de recrutadores.

entrevista

Orientação vocacional e de entrevistas

Uma das mais importantes e últimas etapas de um processo seletivo para uma vaga de emprego é a tão temida entrevista. Neste pilar, um profissional da área, com vasta experiência em entrevistas de emprego, fará uma simulação individual com ê profissional que esteja passando pelo ciclo de atendimento do Projeto Transpor. Após a realização da entrevista, ê voluntárie do Projeto irá dar todas as orientações e feedback necessários ao profissional para que consiga se mostrar calmo e confiante nesta etapa de um processo seletivo.

Dinâmicas de grupo

Dinâmicas de grupo

Uma etapa bastante comum em processo seletivo, sobretudo em vagas de estágio ou para trainee, é a dinâmica de grupo com a resolução de cases. Neste pilar do projeto, ê profissional poderá participar de uma simulação de dinâmica/case em grupo e apresentação de um Pith, sendo uma atividade realizada a fim de desenvolver um conjunto de pessoas , usando técnicas para integrar, divertir, aprender e refletir. Além disso, também é um meio de fazer com que os profissionais fiquem mais desinibidos e se apresentem. A dinâmica de grupo é um caminho a seguir quando falamos em reconhecimento das habilidades (soft skills) dos profissionais e, com boas dicas e preparação, ê profissional estará preparado para isso.

Por que é importante

  • 4%

    Apenas 4% da população transexual e travesti têm um emprego formal.

  • 0,02%

    Menos de 1% da populção trans consegue chegar ao ensino superior.

  • 90%

    Com a falta de oportunidades, 90% recorre a prostituição como fonte de renda.